Wakanda, um sonho afrofuturístico

Atualizado: Mai 15

O filme Pantera Negra foi vencedor do Oscar 2019 na categoria de Melhor Direção de Arte, com Hannah Beachler responsável pela criação do cenário e Jay Hart pela decoração.


Veja também: Em tempos de Oscars, qua é a relação da Arquitetura com o Cinema?


O que fez da produção cenográfica do filme Pantera Negra ser tão emocionante é o fato de que Wakanda é um país fictício nunca antes retratado de forma concreta em produções cinematográficas.


A diretora de arte Hannah Beachler passou oito meses pesquisando, explorando a África em busca de referências. Ao contrário de seus trabalhos anteriores, Pantera Negra exigiu que Beachler construísse tudo do zero. Cada centímetro do cenário precisou ser cuidadosamente considerado e elaborado. O país africano fictício, ao contrário dos demais, nunca foi colonizado. É um sonho, uma visão do que os povos da África teriam criado na ausência da invasão e ocupação.


Tudo começou para Beachler com um entendimento de qual era o espirito de Wakanda, quem era o seu povo. E com isso, foi realizada uma primeira análise macro.

“Eu estava tipo, tá, o quão grande é Wakanda? Qual é a população? Onde está localizada no continente? Qual é a topografia?”

Com essas informações em mão, a diretora pôde começar a desenhar o mapa de onde cada tribo morava, onde fica a Cidade Dourada, a Cachoeira do Guerreiro, a Necrópole, e todos os lugares que são retratados no filme.


Veja também: O que o cinema tem a ver com a arquitetura


Beachler definiu a estética afro futurística baseando-se nas ricas tradições da diáspora e usando texturas do Andaime de Timbuktu e das pirâmides de Mali como referência. O afro futurismo era a ponte entre a mitologia, a arte, a política, a ciência e cultura africana e a ficção científica.

“Eu estou sempre nesse lugar transformador com tudo na medida em que evolui.”

produzione scenografica wakanda architettura
Fonte: https://overmental.com/content/locations-architecture-wakanda-46044

Os escritores e designers pesquisaram minuciosamente a estética e as práticas das culturas reais em toda a África Subsaariana e do Norte para entender como essas civilizações teriam se desenvolvido tecnológica e arquitetonicamente.


Veja também: Arquitetura cenográfica: a arte de [re]construir espaços


Além de todo este trabalho, Beachler tinha sempre como referência os quadrinhos do Quarteto Fantástico, de 1966, e o posterior quadrinho original do Pantera Negra, de 1977. Os Comic Books representam o país de acordo com aquilo que os autores estavam criando no momento, então era necessário entender de onde vinham as ideias e conceitos empregados naquelas representações para poder começar a dar forma a Wakanda como a conhecemos hoje.


produzione scenografica wakanda architettura
Fonte: https://www.wired.com/story/black-panther-design/

Uma das preocupações era que a cenografia não parecesse pertencer a uma sociedade alienígena, pois não se tratava de uma ficção cientifica futurística, como muitos a categorizam, mas sim um país que, em 2018, possui um avanço tecnológico significativo comparado ao resto do mundo.


produzione scenografica wakanda architettura
Fonte: http://africanism.net/the-architecture-of-black-panther/
“Eu desenhei de muitos lugares diferentes, e quis manter a tradição envolvida na estética e na linguagem de design, porque é sobre a representação negra, o futuro negro usando arquitetura, história, ciência, os mitos, a biomimética e biomorfose, e tudo isso entrou no desenho.”


Hannah Beachler foi a primeira mulher afro-americana a ser nomeada ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte, e também a primeira a levar o prêmio. Em seu discurso, Beachler agradeceu a Ryan Coogler por ter dado-lhe a oportunidade de se tornar cada dia uma profissional melhor, e concluiu dizendo:

“Sou mais forte porque minha família me apoiou nos momentos mais difíceis. Eu dou forças a todos aqueles que vêm em seguida para continuar, para nunca desistir. E quando você achar que é impossível, lembre-se deste conselho que recebi de uma sábia mulher: eu fiz o meu melhor e o meu melhor é bom o suficiente.”


Referências:

https://filmschoolrejects.com/black-panther-interview-production-designer-hannah-beachler/

https://comicbook.com/marvel/2018/11/15/black-panther-production-designer-hannah-beachler-wakanda/

https://www.fastcompany.com/90161418/meet-the-designer-who-created-black-panthers-wakanda

https://www.matechi.com/architecture-of-wakanda

https://www.wired.com/story/black-panther-design/

#architettura #scenografia #cinema #oscar #blackpanther

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blog

Brasil