top of page
  • Marina Goulart

Arquitetura cenográfica: a arte de [re]construir espaços

Atualizado: 15 de mai. de 2021


Fonte: https://www.architecturaldigest.com/story/the-enemy-within-nbc-set-design
Fonte: https://www.architecturaldigest.com/story/the-enemy-within-nbc-set-design

Arte e arquitetura estão intimamente conectadas, é difícil falar de uma sem mencionar a outra. Este é um dos motivos pelo qual algumas pessoas escolhem a Arquitetura como profissão, a capacidade do curso de ser multidisciplinar e permitir que o estudante eleja, dentre um grande leque, qual ramo deseja seguir.


Cenografia é a arte de idealizar, produzir e criar espaços. É a junção do encanto artístico com a visão de um projeto arquitetônico. Desta forma, a arquitetura cenográfica, é o lado lúdico, pois pode tornar um sonho em realidade.



arquitetura cenografica
Fonte: https://www.themarysue.com/hogwarts-castle-model/stuart-craig/

Mas como nasce um projeto de arquitetura cenográfica?

Atualmente a distribuição de conteúdo digital não para de crescer. A facilidade de poder acessar filmes, séries, músicas e informações quase em tempo real, sem precisar sair de casa, é o que vem tornando o sistema de streaming cada vez mais corriqueiro.


Recentemente, a plataforma Netflix, lançou a série The Umbrella Academy. Baseada em uma adaptação da HQ criada por Gerard Way e o quadrinista brasileiro Gabriel Bá, conta a história de uma família disfuncional de super-heróis.


arquitetura cenografica
Fonte: https://www.rottentomatoes.com/tv/the_umbrella_academy/s01

O visual da série é de irradiar os olhos do espectador logo de início, com direito a cenários extremamente bem produzidos, que remetem um pouco a estética dos filmes do Wes Anderson e com uma pegada um tanto noir, como, por exemplo, a casa da família Hargreaves. Além disso, por se passar em cronologias diversas, a recriação de épocas é extremamente fiel.

"A casa é o cenário mais impressionante que temos e é repleta de detalhes. Tem vários quartos e espaços para os personagens ficarem juntos e se encontrarem. Então não poderíamos ter ficado mais contentes com esses cenários", explica Gabriel Bá

The Umbrella Academy é um grande exemplo de como o arquiteto pode trabalhar no ramo cenográfico. Entretanto, para quem deseja investir nesse segmento, o leque não se restringe somente em TV e cinema. Com o crescente interesse cultural e artístico, e por se tratar de uma área bastante ampla, o profissional que seguir essa direção, poderá trabalhar com eventos, festivais, feiras, vitrines, direção de arte, curadoria em museus, espaços efêmeros, entre outros.


arquitetura cenografica
Fonte: http://assimquerola.com.br/blog/tomorrowland-2018-os-10-melhores-live-sets-do-primeiro-final-de-semana/

Em cada uma dessas situações, os métodos utilizados para criar um ambiente muitas vezes fictício, são inúmeros, como materiais, cores, mobiliário, efeitos luminotécnicos, maquetes, assim como o uso de softwares. Os especialistas devem pensar a relação entre o espaço, a luz e o efeito que isso terá no público como forma de fomentar o resultado desejado.


A demanda em arquitetura cenográfica cresce bastante, e atualmente, ainda faltam profissionais qualificados no mercado. Afinal, é uma profissão que exige diálogo entre ideias, contexto, suas necessidades e tendências. O ramo da cenografia é pouco explorado pelos estudantes e maioria não sabe que esta é uma opção para seguir profissionalmente. Quem se dedicar a essa área deve se preocupar não somente em ambientar espaços, mas trabalhar todas as experiências sensoriais dos espectadores, de forma mágica e integrada.


Referências:

https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/35692

https://www.significados.com.br/arquitetura

http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-146139


bottom of page