Entrevista | Furf Design Studio

Atualizado: 8 de Fev de 2020

Como abertura da nossa nova categoria, trazemos uma entrevista com o Furf Design Studio, que nos apresenta uma forma inovadora de ver e viver design. Rodrigo e Maurício conquistaram diversos prêmios em reconhecimento dos seus trabalhos, como o Red Dot: Best of the Best e o iF Design Award. Além dos prêmios, a dupla foi selecionada pela Forbes para entrar na lista dos profissionais mais influentes e relevantes com menos de trinta anos de idade, a UNDER30.



Maurício Noronha e Rodrigo Brenner. Fonte: https://be.linkedin.com/company/furf

Arquitetura e design são disciplinas que caminham juntas, porém não de mãos dadas, cada uma tem a sua fundamentação teórica, o seu método e o seu processo criativo, mas, além disso, muito se compartilha entre elas.


Quando tentamos escolher em qual “caixa” devemos colocar a arquitetura, alguns aspectos nos fazem colocá-la dentro do design, outros porém, na engenharia, ou até mesmo na arte. Vitrúvio definia a arquitetura como scientia, que em latim expressava a ideia de um condensado de diferentes saberes, e é exatamente disso que se trata a arquitetura. Os conceitos de design e os conhecimentos artísticos, científicos, históricos e antrópicos são os nossos instrumentos para projetar espaços não somente funcionais, mas habitáveis para as pessoas, afinal, não só de técnica vive o ser humano, e é justamente neste ponto que entra o trabalho seja de um arquiteto, que de um designer.


Veja também: Arquitetura como experiência


O componente humano e a responsabilidade social são fatores que norteiam o processo de criação e servem como base para para o desenvolvimento de novos produtos ou experiências, e para trazer mais de perto esse olhar sobre a projetação, convidamos o Furf Design Studio para uma entrevista.


Fonte: furf.com.br

O que é Design para o Furf?

A própria origem da palavra é poética por si só. Vem do latim, designium, significado. O designer é "aquele que imbui significado".


Na prática, através de objetos criamos conexões. Conexões entre áreas, entre especialistas, entre pessoas, entre estilos, entre tecnologias, entre o efêmero e o eterno.


Fonte: furf.com.br

Porque o componente humano, no sentido da emoção, tem tanta importância para as suas criações?

Somos humanos desenhando para outros seres humanos. É essencial termos a humilde percepção de humanizar.


Fonte: furf.com.br

O que significa para a dupla estar na Forbes UNDER30? E quais as repercussões disso na própria produção?

É uma gigantesca dualidade! Temos percebido a mesma sensação a cada conquista grande: ao mesmo tempo que é um reconhecimento incrível, de que estamos no "caminho certo", aumenta a nossa percepção do que é possível ser feito e ainda não fizemos. É como escalar uma montanha, mas no topo ter a vista de que existem muitas outras ainda.


Fonte: https://blog.smart.ly/2017/11/28/two-smartly-mba-students-make-2018-forbes-30-30-list/

A questão do bom humor, da busca da realização e felicidade através do trabalho, vocês do Furf acham que é geracional, ou uma nova forma de posicionamento perante o mercado?

A Furf é um estilo de vida. Claro que também é nossa profissão, nosso trabalho é um reflexo de quem fomos, somos e também buscamos ser. Algo que vem de dentro. Não conseguimos ser e fazer igual - é quase uma doença.


Fonte: furf.com.br

A responsabilidade social, a inclusão e a poética são os diferenciais da dupla. Essa vertente é a responsável pela identificação da marca com o público. É o design que emociona. Isso foi um processo natural ou intencional? Como se deu?

Nossa trajetória tem sido extremamente orgânica. Não forçamos algo que não somos. Apenas criamos projetos que realmente acreditamos.


Como finalização. O que o Furf quer deixar como marca?

Uma busca incansável por conhecimento. Com conexões e poesia a vida faz sentido.



Fundada em 2011 em Curitiba por Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, ambos na lista Forbes UNDER30, a multipremiada internacionalmente Furf Design Studio tem construído uma reputação global por produtos de alta qualidade temperados com generosas doses de inteligência, humor, sustentabilidade e responsabilidade social.

(Fonte: furf.com.br)


Conheça mais do trabalho de Rodrigo Brenner e Maurício Noronha no site

furf.com.br/


#entrevista #furf #design #arquitetura

0 comentário

em português