top of page
  • Fernando Sincero

Investigação científica em Arquitetura e Urbanismo

A produção científica tem como objetivo ampliar os horizontes de estudos existentes que servem para explicar eventos e acontecimentos do mundo. As investigações podem contrapor ou refinar pesquisas já existentes, acrescentando informações, pontos de vistas, corrigindo ou atualizando resultados, simplesmente aumentando a quantidade de produção sobre um determinado tema.


investigação científica arquitetura
Photo by Russ Ward on Unsplash

AS DIFICULDADES DA PESQUISA NO BRASIL

Diferente de países desenvolvidos, onde existe um alto investimento na pesquisa cientifica, no Brasil as dificuldades vão ainda mais além do financeiro. A área da saúde é a que mais recebe verba e apoio para a pesquisa, e as demais acabam ficando de lado. Outro fator é a falta de investimento e suporte ao pesquisador, que não recebe retorno financeiro suficiente para que possa dedicar-se exclusivamente à pesquisa.


investigação científica arquitetura
Photo by Wadi Lissa on Unsplash

As pesquisas são feitas dentro de universidades, na sua maioria públicas, e para que tenham repercussão dentro do mundo cientifico é preferível que participem de eventos, como congressos e seminários, pois é dentro dessa reunião de pesquisadores que surgem novos contatos e grupos de pesquisa, provocando novas possibilidades de investigação.


INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO

investigação científica arquitetura
Photo by Andrew Neel on Unsplash

As maiores universidades brasileiras possuem programas de iniciação cientifica, cujo enfoque é que o aluno interessado seja introduzido ao mundo científico com o apoio de um professor orientador. Dessa maneira, o acadêmico tem a oportunidade de aprender a produzir ciência, assim como entender melhor a importância da mesma no cenário atual do nosso país.


A produção de artigos no Brasil vem crescendo cada vez mais nos últimos anos e pesquisadores de universidades de todo o país estão marcando cada vez mais presença em eventos nacionais e internacionais, isso colabora para demonstrar o interesse e a capacidade do pesquisador brasileiro nesse meio, antes pouco explorado.


Dentro da formação em arquitetura e urbanismo diversos temas podem ser explorados, desde o desenvolvimento de novas tecnologias, até a investigação de fenômenos histórico teóricos que explicam, ou tentam solucionar, situações que competem ao profissional da arquitetura estudar.


investigação cientifica arquitetura
Photo by Nick Morrison on Unsplash

MAS COMO INICIAR?

As grandes universidades costumam ter programas de iniciação cientifica onde alunos de graduação podem se inscrever e desenvolver um projeto de pesquisa junto a um professor orientador, esse processo é acompanhado integralmente pela instituição, podendo receber auxílio financeiro ou não.


Mas e se a minha instituição de ensino não oferece esse programa, ou eu não consiga uma vaga para integrar uma pesquisa?


Nesse caso é possível procurar grupos de pesquisas, geralmente em universidades federais, que tenham vagas para alunos voluntários, assim é possível participar de todo o processo de investigação junto aos demais estudantes.


Outra opção é procurar um professor que tenha disponibilidade e interesse em desenvolver uma pesquisa sobre um determinado assunto. Neste caso a pesquisa não estará diretamente vinculada a uma instituição.


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

Existem diversos eventos focados em diferentes temáticas dentro da arquitetura e urbanismo, alguns deles sendo exclusivos à produção proveniente da iniciação científica.



O CICAU, Congresso de Iniciação Cientifica em Arquitetura e Urbanismo, é um evento organizado pelo CoLEA Cono Sur (Coordinadora Latinoamericana de Estudiantes de Arquitectura - Cono Sur) que tem como objetivo o incentivo e a divulgação da produção científica feita por estudantes de graduação.


O evento se realiza anualmente e está atualmente na sua quarta edição (maio de 2019). Cada edição ocorre em um país e reúne diversos estudantes de toda a América Latina. O primeiro CICAU foi realizado em Montevidéu, Uruguai, em 2016; seguido de Assunção, Paraguai, 2017; San Juan, Argentina, 2018; e Concepción, Chile, 2019.


cicau investigação científica arquitetura
Equipe de brasileiros selecionados para exporem os seus trabalhos no VI CICAU, 2019. Fonte: o autor.

Os alunos de universidades latino-americanas que possuem projetos de iniciação científica podem submeter seus trabalhos à comissão avaliadora que julgará a relação do mesmo com a temática do evento e classificarão quais se enquadram melhor para serem apresentados pessoalmente pelo autor. Além das exposições orais dos alunos, outras atividades são desenvolvidas, como palestras e oficinas com assuntos relacionados ao tema principal.


Trata-se de uma excelente oportunidade de crescimento seja profissional que pessoal, pois é neste contexto que o estudante entra em contato com outras pessoas com interesses em comum, trocando experiências e informações e, eventualmente, dando vida a novos grupos de pesquisa.


cicau investigação científica
Encerramento CICAU 2019. Fonte: o autor.

A IMPORTÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO

O conhecimento faz com que o individuo veja o mundo com outros olhos, enxergando de forma mais clara o funcionamento de certos processos, assim podendo identificar eventuais deficiências e posteriormente propor soluções a serem adotadas.


A pesquisa é um instrumento poderoso que colabora com o avanço seja tecnológico que intelectual e cultura.

bottom of page