Trabalho final de arquitetura: a construção de um processo

Atualizado: Mai 15

Muitos estudantes que vão começar seu TCC (trabalho de Conclusão de Curso) ou TFG (trabalho final de graduação) consideram essa a etapa mais desafiadora, pois irão converter-se, finalmente, em arquitetos. Por experiência própria, acadêmica e de colegas, é um período de imersão, dedicação, muito esforço, e porque não dizer, insegurança, questionamentos e às vezes medo.


tcc tfg dicas
Photo by Daniel McCullough on Unsplash

Em muitas escolas, criou-se a cultura de que os trabalhos precisam ser espetaculares, gigantescos, mirabolantes e que irão salvar a sociedade. WAIT A MINUTE. Você será arquiteto, não o senhor do Universo. Seu trabalho deve ter fundamento, ser completo, coerente e demonstrar que você aprendeu e saberá aplicar os conhecimentos adquiridos nos seus anos na Universidade. Mas por onde começar? Que tema escolher? Como se organizar? São perguntas sempre pertinentes ao universo de um estudante/arquiteto. Esse post aborda alguns tópicos que podem orientar as suas decisões.


1. ESCOLHA UM TEMA QUE TE EMOCIONE

Você vai ficar muito tempo entre a pesquisa e o projeto. Escolha algo que você goste e se interesse muito em desenvolver. A pior coisa é fazer algo para cumprir tabela. Arquitetura tem que ter paixão.


2. ESCOLHA UM ORIENTADOR POR AFINIDADE

Seja pela trajetória acadêmica, profissional ou ambas, todos temos professores incríveis que admiramos. Mas eleja aquele que irá te cobrar muito, mas que também irá vibrar a cada conquista sua.


tcc tfg dicas
Photo by Fancycrave.com from Pexels

3. ESCOLHA UM LUGAR IMPORTANTE PARA VOCÊ

A escolha do terreno é fundamental. Conhecer bem o lugar trará muita segurança em suas análises e respaldará as suas decisões projetuais. Torne-se a pessoa que mais domina cada metro quadrado, cada inserção e conexões do local.


4. TRABALHE COM UMA ESCALA ADEQUADA

Trabalhos de fim de curso tendem a ser demasiadamente grandes, tornando difícil alcançar uma maturidade projetual em todas as fases. Uma escala intermediária pode te proporcionar um nível de detalhamento incrível e você poderá demonstrar todas as suas potencialidades.


5. CONHEÇA PROFUNDAMENTE A TEMÁTICA DO SEU PROJETO

Antes mesmo de traçar as primeiras linhas, domine seu tema. Quais tipologias existem, quais normativas que condicionam tecnicamente, qual seu público alvo. Pesquise boas referências. Conceitue sua ideia. Converse com seu orientador.


tcc tfg dicas
Photo by Lex Photography from Pexels

6. AUTOCRÍTICA

Aprenda a se corrigir. É indispensável para o futuro exercício profissional. Mas cuidado porque existe a crítica e a crise projetual. Esta última se origina por estar constantemente insatisfeito, modificando uma e outra vez, sem nunca finalizar o trabalho. Saiba manter uma postura razoável e pragmática com seu projeto.


7. ORGANIZAÇÃO

O trabalho final depende única e exclusivamente de você. Faça um cronograma, estabeleça metas e tenha um horário de trabalho diário. Mesmo que sejam duas horas por dia, devido a correria entre estágio e a vida. Mas são 4 meses. E o tempo é exíguo. Organize seu TCC por etapas e vá cumprindo.


8. CRIAÇÃO

Desenhe. Desenhe muito. Desenhe sempre. Tenha a imagem geral de todo seu projeto em sua mente. E busque as melhores formas e maneiras de transpô-lo para as pranchas e maquetes.


9. CORREÇÕES

Escute. Anote. Pondere. Argumente. Reconheça. Arrume o que deve ser feito. Corrija o que é necessário. Mas nunca perca a sua essência. Seu projeto tem muito da sua alma. Respeite.


10. APRESENTAÇÃO

Falar sobre seu projeto é como a narração de uma história. Uma explicação que vai do geral ao particular. Uma apresentação clara e objetiva, mas agradável de se ver. Treine muito antes. Controle seu tempo. Demonstre seu domínio e conhecimento. E sobretudo esteja seguro. É o seu momento.


TCC/TFG não tem fórmula, não tem dicas, nem segredos. Tem enfoque, disciplina e força de vontade. Tem suor, tem amor e tem vida. Mas tem que ter sonho. Sonho tem que ter sempre.

#tcc #tfg #arquitetura

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blog

Brasil