Compartilhamento como solução para o micro-deslocamento urbano

Atualizado: Mai 15

Ver bicicletas e patinetes elétricos parados nas calçadas está se tornando uma cena cada vez mais comum com os novos sistemas de bike/scooter sharing. Várias cidades brasileiras já contavam com o serviço que alguns bancos ofereciam, mas startups com serviços mais modernos e ágeis estão marcando uma presença maior.


bike sharing solução micro mobilidade
Fonte: http://m.leparisien.fr/info-paris-ile-de-france-oise/transports/paris-500-000-trajets-en-6-mois-sur-les-velos-ofo-10-07-2018-7814883.php

Mas as cidades estão preparadas para receber essa nova categoria de mobilidade?

A satisfação com esse novo modo de se locomover depende se você usa ou não o serviço. Estas bicicletas e patinetes podem realmente fazer a diferença na vida de alguém, reduzindo uma caminhada de 20 minutos para uma pedalada de 5. Por outro lado, os pedestres podem achar tudo isso um tanto incômodo, já que em centros urbanos o espaço reservado a eles é consideravelmente reduzido, ficando difícil disputar o pouco espaço com patinetes elétricos e bicicletas.


Mas quem é o inimigo nessa brincadeira?

scooter sharing solução micro mobilidade
Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/the-switch/wp/2018/04/19/electric-scooters-might-revolutionize-urban-transport-if-it-wasnt-for-stupid-humans/?noredirect=on&utm_term=.053a75847fef

Urbanistas veem estas alternativas como uma solução ao problema da micro mobilidade. Patinetes elétricos e bicicletas podem ser o que nós estamos precisando para transformar as nossas ruas em lugares mais acessíveis e agradáveis.


Embora essa seja uma maneira bem eficiente de resolver viagens de pequenos trajetos, antes feitos em 20 minutos de caminhada, o espaço urbano não parece estar preparado para esse novo passo.


No passado, as ruas eram um único espaço compartilhado entre pedestres e veículos, já que automóveis não eram muito rápidos e não apresentavam grandes ameaças à segurança pessoal. Mas, com a evolução do carro particular, que se tornou cada vez mais presente, veloz e em maior número, foi necessário alargar as ruas e separar completamente o espaço dedicado aos carros do espaço dedicado aos pedestres, assim, as calçadas foram ficando cada vez menores e as ruas cada vez mais largas.


Seria fácil supor que o pedestre tem espaço suficiente para caminhar, mas não é bem assim.


As calçadas não estão sendo únicas e exclusivas para andar.

Diversas outras atividades são realizadas, se considerarmos que existem as faixas de acesso e serviços, o espaço de passeio dedicado ao usuário torna-se cada vez mais restrito. Por este motivo, o fato de bicicletas e patinetes dividirem esses lugares pode se tornar um pouco incômodo.


Pensando em resolver este problema, enfrentado em grandes cidades do mundo todo, urbanistas desenvolveram um novo conceito chamado rua completa, que nada mais é do que um espaço público que busca integrar todos os usuários de forma dinâmica e segura, tornando o deslocamento de todos mais ágil. Basicamente, é uma rua baseada nos modelos mais antigos, do princípio do século XX, onde se costumava ter todos esses diferentes usos sociais das ruas e calçadas integrados.


scooter sharing solução micro mobilidade
Fonte: https://sg.news.yahoo.com/yahoo-poll-looking-forward-shared-electric-scooters-singapore-230002234.html

A rua completa coloca a mesma como um espaço onde diferentes modos de transporte podem coexistir: não apenas carros, mas também ônibus e pistas para bondes, bicicletas e patinetes. A expansão das calçadas para acomodar os patinetes também possibilitaria vários outros meios de mobilidade e funções sociais.


Então, quando você ver um patinete ou uma bicicleta por aí, não pense neles como um problema, mas sim como uma solução. Essas são mudanças necessárias na vida contemporânea. Vivemos na era da agilidade, necessitamos de novas soluções.


scooter sharing solução micro mobilidade
Fonte: https://autosage.ng/automakers-think-scooters-vehicles-future/ Fonte:

Referências:

https://www.universityofcalifornia.edu/news/the-battle-over-scooters

https://research.populus.ai/reports/Populus_MicroMobility_2018_Jul.pdf

https://nacto.org/publication/bau/automated-vehicles-future-city-streets/


#bikesharing #micromobilidade #urbanismo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blog

Brasil