top of page
  • Marina Goulart

A profissão de arquitetura e o imediatismo da sociedade contemporânea

Estava pensando sobre a nossa profissão de Arquiteto e surgiram as seguintes reflexões: quando marcamos um horário no médico, ligamos para agendar, e a secretária passa os horários DISPONÍVEIS que o médico tem. Então aguardamos até a data da consulta; quando queremos cortar o cabelo, ou qualquer outro procedimento estético, ligamos e marcamos a próxima data DISPONÍVEL do profissional, e aguardamos até a chegada da data. Quando vamos deixar nosso carro para o conserto, reservar um hotel para viagem, agendar o dentista, ir ao escritório do advogado, tudo tem um processo e um tempo de ESPERA.


Mas quando falamos de projeto de arquitetura ou interiores, a palavra que destaca é o IMEDIATISMO. Um projeto fica resumido a uma simples palavra: desenho, e sim conseguem reduzir mais ainda, para o diminutivo, “DESENHO”. O tal desenho, por sua vez, deve ser entregue tão rápido quanto uma pizza por delivery, e o arquiteto deve estar disponível 24 h por dia, igual telemarketing. O cliente liga e terá um arquiteto disponível ao seu dispor, para resolver aquela dúvida mortal da madrugada, ou aquela de domingo à noite.



Mas agora pasmem todos, o arquiteto/designer são SERES HUMANOS, caso ainda tenham dúvidas. Pois é, por trás dos programas e softwares de projeto, estão pessoas. Pessoas estas que também tem vida após o expediente, também vão à academia, supermercado, cinema, fazem viagem aos finais de semana, como qualquer outro ser humano.


Esse ser humano que trabalha como arquiteto, precisa planejar, estudar, buscar referências para que o projeto de uma casa saia perfeitamente do papel, e para isso, ele precisa de tempo. E quando falamos de casa, não estamos falando de uma roupa que muda a cada estação, estamos falando de um LAR, e um lar não se constrói da noite para o dia.


Sua casa deve ser seu refúgio ao final do dia. Às vezes naquele dia estressante. E é nela que você irá voltar e relaxar. Você irá receber amigos para um jantar, seus familiares para um café, ou só deitar no sofá em um domingo chuvoso. Tudo isso é SEU lar, seu espaço, seu mundo. Vocês não acham que ele precisa ser pensado com o carinho que merece?


Para isso é necessário o tempo, o tempo da espera. Como você espera para voltar para ele no final do dia, também espere para que ele seja planejado para que você queira ter um lugar para onde voltar.

Comments


bottom of page